Resenha: "Gregor: A Última Profecia"

17/08/2018 14:39

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: Suzanne Collins

  Edição: 1

  Número de páginas: 336

 

 

 

 

Sobre a autora

Suzanne Marie Collins, nascida a 10 de agosto de  1962, é uma escritora e roteirista de ficção científica e literatura infantojuvenil americana, conhecida principalmente pela trilogia “The Hunger Games”.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Este é o último livro da série, o qual, felizmente, conseguiu endireitar a minha opinião relativamente à coleção. Especialmente com o maravilhoso final, que me deixou absolutamente de rastos...

 

Depois de voltar a Regalia, Gregor percebe realmente que a guerra contra os ratos está em andamento. A ferro e fogo. E a mover os outros seres da Subterra, que se articulam em alianças e organizações traiçoeiras.

 

Para além disso, o destino da guerra e a destruição do Bane estão decididos na Profecia do Tempo, que anuncia a morte do Guerreiro e a necessidade de deciframento do Código da Garra, através do qual os ratos comunicam as suas estratégias. E o tempo está mesmo a contar…

Tique-taque

Tique-taque…

 

 

É de salientar que a estrutura deste livro corresponde a uma quebra completa relativamente à que organiza os restantes volumes da série. Em vez de termos uma aventura do início ao fim, em “A Última Profecia”, acompanhamos Gregor no interior de Regalia, sujeito a diversos perigos mas também em menos momentos de ação.

 

E esta diminuição da aventura (cortada pelos confrontos finais) permitiu um maior desenvolvimento de algumas personagens, psicologicamente pinceladas em tons de cinzento, não existindo uma única perfeitamente boa ou completamente má. E a maioria faz-nos querer saber delas e do seu futuro.

 

Também os problemas de criatividade foram amenizados. Neste livro, são-nos apresentados novos detalhes sobre a Subterra, a sua história e membros, e mesmo no que toca à crença nas profecias de Sandwich.

 

 

A escrita de Suzanne Collins permite uma leitura fluida, mas marcada pelas pausas necessárias ao pensamento e à visualização. A narração consegue alternar entre o sombrio e o engraçado com uma facilidade (e naturalidade) impressionantes, revelando mais uma vez o talento da autora. Ainda assim, achei que, em certos momentos, as explicações e lembranças do passado eram desnecessárias, tendo lido algumas formas de pensar demasiado repetidas quando não precisavam de ser reforçadas.

 

O final foi, sem qualquer dúvida, a melhor parte de todas. Após ter sido dado um fim adequado a todas as personagens (e de algumas não terem sobrevivido à guerra), eis que Suzanne Collins revela o seu talento para o agridoce. E, mesmo no final, entramos na mente de Gregor e caímos com ele no vazio, na indiferença após tudo o que viveu porque nada no mundo real pode ser como ele, que já não é o mesmo, na mistura de esperança e desesperança na humanidade e na sua tendência para a sempre inaceitável guerra. O mundo fica cinzento. Apenas habita em nós a solidão, o nada.

 

E isto fez-me voltar ao final de “A Revolta”, a mesma mensagem, a mesma intensidade morta.

(Algumas personagens da história, em determinados momentos, fizeram-me pensar na minha adorada trilogia: Ripred e Haymitch, Coin e Twirltongue, etc. E os muitos sentimentos comuns também não me passaram ao lado).

 

Seja como for, não foi uma coleção perfeita, mas, de forma geral, a nível 4... Venham mais!

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "Gregor: A Última Profecia"

.

Data: 22/08/2018 | De: Ana Paula Medeiros

Eu adoro a escrita da autora, mas não conhecia essa série. Lendo a resenha bateu uma saudade dos Hunger Games, pois são muito parecidas! Vou anotar a dica!

Menino Livros

Data: 21/08/2018 | De: Haulisson Radynny

Olá!
Estou surpreso, eu não sabia que a Suzanne Collins escreveu outros livros além de "The Hunger Games". Li uma parte da resenha, para não tomar muitos spoilers. Irei pesquisar sobre o primeiro livro. Parabéns pelo post.

Abraço.

Comentário

Data: 21/08/2018 | De: Alice

Oii Diogo

Acompanhei acho que todas as resenha que tu fizeste da série e fico feliz em saber que pelo menos o final foi arrebatador suficiente pra fazer com que tudo tenha valido a pena. Não sei se leria a série mas é com certeza um alivio saber que apesar de certas falhas, oferece um bom desenlace.

Beijo

Resenha

Data: 21/08/2018 | De: Yvens

Olá, tudo bem Diogo?

Eu não conhecia esse livro e a autora, mas confesso que já fiquei super interessado na leitura, eu adoro livros de literatura fantástica. Dica anotada!
Abraço!

Comentário

Data: 20/08/2018 | De: Viviane

Olá Diogo, fazia tempo que eu não passava por aqui. Eu tenho muita vontade de ler esta trilogia, assisti o primeiro filme, mas tenho certeza que o livro será melhor. Que bom que tu gostou, só me anima ainda mais com esta leitura.
Bjos
Vivi
https://duaslivreiras.blogspot.com/

Sai da Minha Lente

Data: 20/08/2018 | De: Clayci

Nunca li nada da autora acredita? Acompanhei os filmes que foram surgindo por conta da distopia e adorei, mas nunca consegui dar uma chance pra escrita dela. Gostei da sua resenha e mesmo com ressalvas ainda quero ler

Beijos

.

Data: 20/08/2018 | De: Débora Vicente

Olá! Que resenha gostosa de ler!
Você falou brevemente sobre o livro e intercalou com algumas fotos (gostei das fotos), não dei spoilers, foi sincero em relação ao que gostou e não gostou e me trouxe a lembrança o saudoso "Jogos Vorazes" ao mencionar Haymitch e Coin ❤️
Parabéns pela resenha!!!

.

Data: 20/08/2018 | De: Juliana Xavier

Tenho vários livros dessa série, só me falta o último. Amei Jogos Vorazes da autora e por isso comecei a comprar. Confesso que vi as opiniões muito divididas e isso me desanimou, mas fico feliz de saber que gostou do final, isso me anima de novo a começar a leitura.

comentário

Data: 19/08/2018 | De: cristina

Oi Diogo, não conhecia a autora, mas me interessei pela série gosto de fantasia e ficção pela sua resenha me pareceu um pouco entediante os outros livros, mas adorei saber que você gostou desse e do crescimento dos personagens isso é importante, dica anotada, parabéns pela resenha.

Novo comentário