Resenha: "Harry Potter e a Pedra Filosofal"

24/03/2016 19:15

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: J K Rowling

  Edição: 38

  Número de páginas: 357

 

 

 

 

Sobre a autora:

J K Rowling é autora de algumas obras (poucas), das quais se destaca a coleção de sete volumes, "Harry Potter", incluindo também  o livro "Morte Súbita", este para adultos. A coleção fez desta escritora a primeira pessoa a tonar-se bilionário por escrever livros, tendo atingido fortunas impensáveis!!

 

A obra:

Olá a todos!! :)

 

Terminei hoje o livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”… É verdade! Nunca tinha lido nenhum livro do HP… Esta coleção que acompanhou tantos jovens e adultos e que inspirou milhares de produções artísticas à volta do mundo…

 

E consegui perceber por que é que isso aconteceu..! Descrevo o livro numa palavra: BRI-LHAN-TE, ou então PER-FEI-TO!! Adorei mesmo!

 

Na minha opinião, acaba por mostrar que o simples muitas vezes é o melhor..! Parece-nos algo “fácil de imaginar”… Um rapazinho órfão que vive com os tios desde que nasceu (mal tratado por estes) e que, de repente, descobre que é feiticeiro! Mas até nem é só isso… O mundo da magia sofreu uma fase em que as Trevas (dominadas por Voldemort) instalaram o pânico! E, filho de grandes feiticeiros, em bebé, Harry Potter acaba com esse malvado, sem saber como… Apenas se sabe que a sua cicatriz da testa advém desse episódio, que se seguiu à morte dos pais. Escusado será dizer que, por ser bebé, Harry não se lembra de nada!

 

Após esta descoberta, Harry ingressa em Hogwarts, a melhor escola de feitiçaria, onde faz amigos: primeiro Ron Weasley, depois junta-se a eles Hermione Granger.

 

Como eu ia dizendo, até pode parecer fácil, mas cada pormenor, cada episódio que ocorreu nesse ano em Hogwarts, tinha uma ligação profunda à história principal… Por exemplo, temos o desporto “oficial” o Quidditch, com regras próprias e específicas, os “alimentos” e guloseimas, brinquedos, objetos, tudo especial e próprio daquele mundo!!

 

E, então, neste primeiro ano, desenrolou-se um mistério… que envolvia Snape, um professor que teimava em “odiar” Harry; Quirrel, outro professor (aparentemente inofensivo); e ainda a Pedra Filosofal… :)

 

 

Adorei que a “tensão” fosse crescendo até ao final…

 

Ah! E adorei a escrita de J K Rowling! É maravilhosa! Leve, fluida, e permite-me “visualizar” a ação e saborear cada página, com a maior calma (embora, na verdade, a leitura tenha sido bem rápida!).

 

Não vos quero revelar muito da história, porque adorei realmente descobrir tudo aquilo e, para contar uma parte, é necessário “puxar” muitos mais factos, já que, realmente, se encontram todos entrelaçados…

 

E, para além da escrita, gostei imenso da forma como a escritora foi construindo as personagens, de um jeito diferente… Conseguimos de imediato “odiar” Malfoy e os Slytherin (um dos grupos em que os alunos estão divididos; Harry e os amigos pertencem aos Gryffindor). Sentimos admiração e respeito por Dumbledore e um “carinho” por Hermione e mesmo pelo grandalhão Hagrid! :)

 

Ah! E J K Rowling é também capaz de nos deixar os sentimentos à flor da pele… Para além das pequenas risadas que abundam ao longo da leitura, sentimo-nos tristes e comovidos em algumas cenas.. E, logo na seguinte, damos pulos de alegria (isto aconteceu-me mesmo, no final!).

 

Portanto, se assim como eu (agora já não..), fazem parte da minoria que ainda não leu Harry Potter, aconselho-vos a apressarem-se, pois é uma leitura inesquecível!

 

E, claro, no meio das “aventuras” (que andam, no fundo, à volta de uma única), conseguimos sempre tirar algumas lições de vida.. A maior parte indirectamente, mas também algumas “passadas a palavras”:

 

Dumbledore: “Não se resolve nada a divagar em sonhos quando nos esquecemos de viver. Lembra-te disto.”

 

Eu acho que nunca senti uma vontade tão GRANDE, de CORRER a comprar o próximo livro, embora o final tenha sido sereno (mas ficaram algumas pontas soltas).. Eu queria ter alguma calma, porque são apenas sete, mas não sei se vou conseguir!! :) Foi mesmo ótimo!!

 

Terminei a leitura esta manhã e comecei, de tarde, a explorar “A Corporação Invisível”, cujo título me "chama", mas que (tenho a certeza) não chegará ao nível de HP.

 

 

Sim, porque, arrisco-me a dizer, este é capaz de se ter tornado o meu livro favorito!! :) :)

 

Boas leituras!! ;)

 

 

Volumes publicados da coleção:

HP e a Pedra Filosofal

HP e a Câmara dos Segredos

HP e o Prisioneiro de Azakaban

HP e o Cálice de Fogo (resenhe em breve)

HP e a Ordem de Fénix

HP e o Príncipe Misterioso

HP e os Talismãs da Morte

 

Quidditch Através dos Tempos (extra)

Animais Fantásticos e Onde Encontrá-los (extra)

Contos de Beedle, o Bardo (extra)

Tópico: Resenha: "Harry Potter e a Pedra Filosofal"

Resenh

Data: 26/03/2016 | De: Beatriz

Olá, olha eu gosto muito de HP mas nos filmes. Quando fui ler, por já ter assistido ao filme antes, eu não consegui gostar tanto da leitura, mas os livros são bons sim, muito bons eu é que não consigo ler!

Re:Resenh

Data: 28/03/2016 | De: No Conforto dos Livros

Que pena... :( Eu achei maravilhoso! :) ;)

Harry Potter

Data: 25/03/2016 | De: Arianne Souza

Oi, você acredita que eu não li Harry Potter ainda? Rsrs! Essa edição é a mais linda na minha opinião, sério! Mas já assisti alguns dos filmes, e realmente é maravilhoso, gosto muito de livros que falam de bruxos e feiticeiros, e quero comprar essa edição o mais rápido possível.

Beijos
www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

Re: Harry Potter

Data: 28/03/2016 | De: No Conforto dos Livros

Para mim, essa edição também é a melhor!! :)

Compra!! :) É maravilhoso! Vale muito a pena!! :) E, nao sei se sabes, as lombadas formam a imagem de Hogwarts!! ;)

Comentário

Data: 25/03/2016 | De: Carla

Oie!
Eu lembro que li esse livro faz anos! Nãome recordo tanto dos detalhes, mas lembro que me interessei logo após assistir o filme do cinema. E ainda eu quase não tinha acesso a internet e o pouco que sabia era nas revistas kkk Mas também depois que li o primeiro não parei mais de acompanhar.
Bjks!
Histórias sem Fim

Re:Comentário

Data: 28/03/2016 | De: No Conforto dos Livros

Pois, eu também não vou parar de o fazer!! ahah :) ;)

Comentário

Data: 24/03/2016 | De: fecprates

Sou suspeita ao falar, mas amo essa sére e sempre indico ela para todos. Fico muito feliz que você tenha iniciado e espero que continue as leituras. É mesmo muito maravilhoso e fico empolgada só de ler esse post. Te desejo ótimos livros daqui para frente.
Beijos, Fer

Re:Comentário

Data: 28/03/2016 | De: No Conforto dos Livros

Obrigado!! :) Eu vou ter de ler os outros todos!! ;)

Novo comentário