Resenha: "O Caminho do Peregrino"

28/01/2018 16:26

 

 

 

  Editora: alma dos livros

  Autor: John Bunyan

  Edição: 1

  Número de páginas: 192

 

 

 

 

Sobre o autor

Escritor e pregador cristão inglês, Bunyan é conhecido por este livro, a alegoria cristã mais famosa de todos os tempos.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

É com enorme pesar que vos digo que acabei de concretizar a pior leitura da minha vida. É verdade… Este livro foi aquele do qual menos gostei até ao momento.

 

Bem, como sabem, ele foi-me oferecido em junho, aquando do meu aniversário, e eu não fazia a mínima ideia do que era. Nem mesmo quando iniciei a sua leitura, no decorrer da Maratona de Fim de Ano. Aquilo com que me deparei foi uma desilusão desastrosa.

 

“O Caminho do Peregrino”, como o próprio nome indica, é um livro espiritual que acompanha a viagem de um homem que, deixando a sua casa para trás, segue uma travessia. Procura o caminho para o Paraíso, tendo de enfrentar certos obstáculos até lá poder chegar.

 

 

Mas tudo isto é escrito e visto de uma perspetiva muito redutora (a qual compreendi quando reparei que o autor já morreu há uns séculos…). Segundo este livro, só aqueles que não têm nenhum percalço (ou que saem afortunadamente ilesos de todos eles) poderão algum dia esperar a luz eterna.

Bem, não estou aqui para discutir teologia, mas a verdade é que a leitura se tornou demasiado enfadonha logo nas primeiras dez páginas, tendo sido um suplício continuar. E o livro acaba até com um comentário do tipo: até da porta do Céu se vai para o Inferno (como quem diz: Deus é impiedoso, seus demónios :P ).

 

Enfim, cena atrás de cena, as pessoas com as quais o protagonista se vai encontrando (e que têm todas nomes de sentimentos ou características, sendo personagens-tipo) perguntam-lhe como ali chegou, pelo que ele está, de cinco em cinco páginas, a relatar tudo o que se passou até então. Devem imaginar como foi penoso…

 

A escrita não fluiu também, pelo que foi a morte do artista, quanto mais com as personalidades nada cativantes das personagens, ou diálogos integralmente artificiais, com nada mais do que frases feitas e citações bíblicas.

 

Foi uma leitura para esquecer… Só termino, deixando-vos um conselho: se não quiserem ter uma experiência de leitura intragável, NÃO TOQUEM NESTE LIVRO.

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "O Caminho do Peregrino"

Comentário

Data: 02/02/2018 | De: Camila França

Oiii,
Poxa, é uma pena que esta tenha sido a sua pior leitura até então... É muito ruim quando criamos expectativas e elas n são supridas, desta forma, passarei longe desta leitura.
Obrigada pela dica!

comentário

Data: 30/01/2018 | De: Yara Guez

Olá! O berro que eu dei quando comecei a ler sua resenha haha que pena que foi uma leitura tão desagradável pra você, quem nunca passou por isso não é mesmo? Em compensação, existem outras tantas pessoas que podem adorar o livro, gosto literário nunca se sabe.

comentário

Data: 30/01/2018 | De: Fábrica dos Convites

É complicado quando a leitura fica enfadonha. Sofro muito para terminar e acabo intercalando com outros livros, pois sempre tenho aquela expectativa de que algo vá acontecer e mudar tudo. Enfim, uma pena.
Bjs, Rose

Resenha

Data: 30/01/2018 | De: Joanice Oliveira

Olá,

Sua sinceridade é incrível *_*
Pela capa eu já não daria chance a esse livro. Não sou muito fã de livros com teor religioso ou quando são pretensiosos demais, como esse.

Beijos

Oi

Data: 30/01/2018 | De: Bruna Costabeber

Olá, que resenha mais forte, hein? Eu morro de medo de dizer que um livro foi o pior que já li na vida, porque eu sempre acho que pode piorar. Confesso que não fiquei com a mínima curiosidade de ler esse livro. Achei ele com uma história sem sentido e cansativo.
Vou passar a dica.
Beijos

resenha

Data: 29/01/2018 | De: Paula

Nossa vc realmente detestou esse coitado ai! Achei a resenha mega sincera, espero que sua próxima leitura seja boa.

Beijos

Paula Juliana
Overdose Literária
https://overdoselite.blogspot.com.br/

Comentário

Data: 29/01/2018 | De: Anna Caroline

A ideia do livro me lembra a Divina Comédia, uma perspectiva interessante, mas quando não é bem abordada se torna cansativa, como no caso dessa leitura pra você.
Vou anotar o nome do livro, para evitar a leitura, eu imagino o quanto foi custoso para você terminar esse livro.
Abraços

Comentário sobre o livro "O caminho do Peregrino"

Data: 28/01/2018 | De: Nathalia Isis

Olá!

Percebi muito sinceridade em suas palavras. Gosto de livros com uma pegada de reflexão, mas você deixa claro o quanto a leitura não fluiu. Fica complicado eu fazer um comentário positivo da obra, pois não conhecia, e, pelo visto, não irei. Rsrs

Gostei da sinceridade na resenha. =*

Novo comentário