Série: "The Crown" (1ª temporada)

13/11/2018 21:47

Episódios: 10 (55 min) -  País de origem: UK  -  Ano: 2016

Avaliação: 8/10

 

 

Olá a todos!! :)

 

“The Crown” foi a série que, após vários conselhos amigos, me acompanhou durante o período de conjuntivite há uns dias atrás… XD Não conseguia escrever para o blog, mas nem assim parei de pensar em produzir conteúdo, ao mesmo tempo que pude desfrutar por o fazer…

 

Estamos em 1952. O rei George, de Inglaterra, enfrenta graves problemas de saúde, e a atual rainha Elizabeth II é ainda jovem, recém-casada e um tanto inexperiente. Mas a trágica morte do rei leva-a a ter de assumir a Coroa e todo um reino em desacordo…

 

E a profunda dor pessoal terá de ser deixada para segundo plano… Elizabeth, sentindo-se impreparada para a tarefa da governação, será obrigada, contudo, a tomar as rédeas de um mundo em reviravolta, mas preso a estruturas demasiado conservadoras e limitativas. Pior do que isso, Elizabeth depara-se com uma enorme luta interior: ser mulher/irmã/mãe/filha, ou colocar a Coroa à frente de tudo?

 

 

Bem, algo é inegável: “The Crown” dá corpo à h/História com muito cuidado, tomando muitas vezes por base pequenos detalhes que viram mini-tragédias ou quase-lendas dos dias de hoje. Mas o verdadeiramente interessante nesta(s) série(s) é a arte de dar corpo aos factos, de introduzir sentimentos e relações e ligá-los aos acontecimentos e reações públicas que se conhecem e registam. E, nisso, esta série consegue ser agradavelmente surpreendente.

 

Contudo, senti que poderia ter mais sentimento. Uma boa série histórica deveria ir mais além, introduzir-nos no sentimento do período histórico ao ponto de estarmos completamente envolvidos. O que não é alcançado nesta temporada, talvez fruto do foco permanente na classe política/real.

 

E por falar em política… Não posso deixar de referir o fantástico tributo a Churchill! Ainda que nem sempre certo (como será de esperar numa pessoa / personagem real), a sua visão política de domínio de diplomacia e opinião pública é manifestamente brilhante, o que é perfeitamente percetível nesta série (não obstante a vivência de uma fase final e longínqua do auge da carreira deste homem). Existe, inclusivamente, um episodio que lhe é especialmente dedicado.

 

 

A reflexão sobre símbolos e pessoas está bem conseguida, assim como determinados momentos do guião (que estão simplesmente TÃO-BEM-ESCRITOS!!). O tom está perfeitamente definido, especialmente através das luzes e cores acinzentadas e chuvosas, dos cenários cuidadosamente planeados e da fotografia sublime.

 

As personagens têm os seus Q’s… Infelizmente, nenhuma se revelou a mim especialmente cativante… A rainha consegue chegar até nós em certos momentos, mas, sinceramente, na maior parte do tempo, só lhe queria bater!! Ela agia quando não devia e ficava impávida e serena em vez de tomar as atitudes que tinha de concretizar!

Já as atuações por trás das personagens estão verdadeiramente irrepreensíveis.

 

Enfim… Aconselho a todos os que sintam alguma curiosidade por este momento histórico do Reino Unido ou por alguma das suas figuras. Ou então procurem uma trama histórica pautada por alguns dramas e reflexões políticas. Bem como pelo torturante dilema entre o self e o dutyVale a pena!

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Série: "The Crown" (1ª temporada)

série

Data: 21/11/2018 | De: marijleite

Olá, essa é uma série que tenho certa curiosidade de ver, pois acho interessante esse questão de a protagonista ter que se dividir entre governar e ter sua família, especialmente por ser sobre pessoas reais. Gostei de conferir suas considerações.

Comentário

Data: 20/11/2018 | De: cila-leitora voraz

Oi Diogo, tudo bem?
Espero que esteja melhor. Ah, mais uma série para colocar na lista, risos.. Ela cresce a cada dia e me deixa louca, preciso que o dia dure mais do que 24 horas para fazer tudo o que eu quero. Deve ser difícil ter que fazer certas escolhas nessa posição. Eles acabam tendo que abrir mão de muito coisa. Sua crítica ficou ótima.
beijinhos.
cila.

Comentário

Data: 20/11/2018 | De: Jéssica Melo

Olá Diogo, essa série já esta na minha listinha pra assistir nas érias, pelos seus comentários ela parece estar bem bacana, com bons personagens e atuações *-* Adorei a dica *-*

comentário

Data: 19/11/2018 | De: Taísa

Já ouvi falar muito bem dessa série, mas ainda não levei as dicas a sério. No entanto, seu post me deixou com vontade de assistir!

AMEI

Data: 17/11/2018 | De: Clayci oliveira

Eu estou apaixonada por essa série e a segunda temporada está tão boa quanto a primeira. Ver o Matt Smith me deixou nostálgica. A fotografia está maravilhosa e tem tantas curiosidades.
Amei

Beijos

Olá, tudo bem?

Data: 17/11/2018 | De: Maria Luíza Lelis

Eu tenho muita curiosidade de assistir essa série. Admiro muito a rainha Elizabeth, pois certamente não deve ser fácil assumir a responsabilidade que ela assumiu, ainda jovem e se manter nesse papel por tantos anos. Claro que ela deve ter cometido erros nesse período, pois é humana, mas ainda a acho uma pessoa admirável.
Uma pena que a série deixe a desejar em alguns aspectos, mas gostei de saber que as atuações são tão boas e achei bem interessante o fato da série não deixar de fazer um tributo ao Churchill.
Adorei o post e espero conseguir assistir em breve.
Beijos!

Série

Data: 16/11/2018 | De: Vanessa

Olá! Espero que tenha melhorado da conjuntivite! Para ser sincera não tenho muita curiosidade de ver essa série, mas já me indicaram algumas vezes. Gosto de história de reis e rainhas, mas prefiro algo ao estilo os 3 mosqueteiros (que tinha na Netflix e saiu. ): )

Comentário

Data: 14/11/2018 | De: Karine Fernandes

Eu simplesmente AMO essa série, eu mal vejo a hora para a terceira temporada pois eu estou amando a cada passo que é dado e mal vejo a hora para chegar a parte em que a minha Lady Diana chegue.

Beijos

Novo comentário